Como se Preparar para Entrar no Ensino Superior

Todos os alunos que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio na instituição de Ensino em que está matriculado, já deviam estar começando a estudar bastante para o processo seletivo que pode ser aquele que vai decidir a sua vida acadêmica, o Exame Nacional do Ensino Médio, ou simplesmente Enem 2019.

Este processo de seleção tem o intuito de verificar e avaliar as competências dos jovens que estão terminando o Ensino Médio, e a depender da nota obtida na prova do exame, estes candidatos poderão se aliar a programa criados pelo governo através da inscrição e Prouni. Por meio deles instituições de Ensino Superior publicas disponibilizam vaga de forma gratuita ou através de bolsas.

Ao continuar a leitura do artigo a seguir, você entenderá melhor mais informações a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio. Portanto, leia atentamente para não deixar nenhuma dica importante passar em branco. Vamos la!

Como se Preparar para Entrar no Ensino Superior

Como se Preparar para Entrar no Ensino Superior

 

Preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio

Certificar-se de que está realmente preparado para a prova do Enem é fundamental, então acompanhe logo abaixo alguns macetes para que você possa adquirir uma maior confiança no momento em que for fazer a avaliação:

Confira se as suas canetas são de cor azul ou preta, e que elas sejam totalmente transparentes sem nenhuma modificação;

  • Ter uma boa noite de sono no dia anterior ao que a prova será realizada também é essencial para que se tenha um melhor desempenho;
  • Comer alimentos saudáveis antes de ir para o local de Exame e levar também água e algum lanche para sala de prova, pois o período em que a mesma é feita é um pouco longo e a fome poderá atrapalhar;
  • Chegar um pouco mais cedo para que não se atrase para fazer a prova, pois qualquer minuto de atraso não será tolerado;
  • Ler as questões mais de uma vez e permanecer calmo para resolver todas elas, sempre administrando o tempo de cada uma.

É interessante também que você não perca muito tempo em questões mais complicadas, em casos assim, pule logo para a questões seguintes.

No momento em que a prova estiver sendo aplicada, nenhum tipo de conversa entre os candidatos presentes será aceitado, e todos os dispositivos como celulares deverão permanecer sem a bateria. Caso haja a ocorrência de alguma ligação no meio da prova, a mesma será tomada e zerada. O nervosismo deve ser deixado de lado e a concentração deve se permanecer constante, principalmente na hora em que for passar as respostas para o gabarito.

Quem poderá participar do Enem

Para poder se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio, você deverá ter concluído o seu ensino médio ou já ter concluído o mesmo, seja em instituições públicas ou particulares.

Também poderiam participar do Enem, aqueles que não tiveram oportunidade de concluir o seu Ensino Médio, pois a depender da sua nota obtida no Exame você garantia o seu certificado de conclusão. Para isso era necessário possuir a idade mínima de 18 anos, porém atualmente isto não é mais possível.

Fiquem sempre espertos a todas as notícias que são divulgadas em sites de internet ou até mesmo em jornais e revistas a respeito do Enem. Assim ficará mais fácil de saber quando será aberto o novo prazo da inscrição Enem 2019, ter acesso a editais, se informar sobre o local da prova e até mesmo realizar alguns simulados.

→ Conclusão

Depois de ter conferido essas ótimas informações a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio, ficará muito mais fácil tirar uma boa pontuação no Exame. Em caso de maiores dúvidas sobre o assunto tratado acima, faça um comentário logo abaixo e aguarde a nossa resposta. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *