Governo anuncia os novos critérios do Pronatec

Você sabia que existe um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos em cursos técnicos Pronatec 2019 gratuitos em diversas instituições pelo Brasil? É o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, um programa criado em 2011, com a missão de aumentar o acesso de jovens carentes em cursos de educação profissional e tecnológica.

Existe desde 2011, sendo um programa do governo federal que já ajudou a transformar a vida de milhões de brasileiros, tornando possível que eles chegassem aos seus objetivos para ter uma profissão certificada e qualificada.

Cursos técnicos com vagas abertas

Cursos técnicos com vagas abertas

O objetivo do Pronatec 2019 é aumentar, interiorizar e democratizar o acesso a cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância. Com a iniciativa, é provável a construção, reforma e ampliação de escolas que ofereçam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais.

O Pronatec vai ampliar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por causa dos cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional além de expandir a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica e melhorar a qualidade do ensino médio.

Pronatec expectativas

Para esse ano, espera-se que, apenas no primeiro semestre, o Pronatec ofereça mais de 15 milhões de vagas em cursos diversos. Embora tenha havido cortes orçamentários, a presidência da república já anunciou que não haverá novos cortes no programa.

A expectativa é de que os maiores investimentos programados se tornem realidade, alimentando uma expectativa de expansão.

Como se inscrever Pronatec

As inscrições para o Pronatec são gratuitas e podem ser realizadas pelos candidatos de forma rápida e prática. Basta saber em qual instituição que você deseja concorrer a uma vaga e cursar um curso e se inscrever diretamente no local. Para isso, é preciso que o candidato acompanhe a divulgação de vagas pela instituição, a fim de saber o calendário com período de inscrições de cada unidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *