Informações de como fazer o Cartão Cidadão

Muitos cidadãos não têm conhecimento dos direitos disponíveis a cada um de nós, fazer cartão cidadão online é um deles por exemplo. Sabemos da importância de ter em mãos o cartão cidadão, mas nem todo mundo sabe como fazer ou tirar a segunda via do cartão cidadão.

A utilidade do cartão é muito importante, pois garante ao cidadão o direito a consultar alguns benefícios como Seguro Desemprego, PIS, Calendário PASEP, Fundo de Garantia FGTS. Muito útil, veja agora como fazer cartão cidadão.

Cartão Cidadão Como Fazer

Não tem muito segredo para fazer o cartão cidadão. Veja os documentos que você precisa ter em mãos para fazer o cartão.

  • Identidade;
  • Número do PIS;
  • Comprovante de endereço.

Com esses dados em mãos você pode solicitar o cartão do cidadão por telefone através do tele atendimento da Caixa Econômica Federal. Para isso ligue de um telefone fixo, público (orelhão) para o número 0800 726 0101 que um atendente iniciará o processo juntamente com você.

A segunda forma de fazer cartão cidadão é dirigindo-se até uma agencia da Caixa Econômica portando sua Identidade, Carteira de Trabalho e um comprovante de endereço, pode ser um recibo de água, luz, gás ou telefone, fatura de cartão de credito também pode ser usada.

Quanto tempo demora a chegar o Cartão Cidadão

Após solicitar o cartão, você o receberá em no máximo 30 dias uteis após o dia em que você solicitou. Para isso basta apenas que você tenha informado corretamente seu endereço que os correios entregarão no local informado.

Caso não receba em sua casa após esse período, dirija-se a agencia da caixa econômica mais próxima, em alguns casos os correios devolvem o cartão para a agencia mais próxima do endereço do cidadão. Com o cartão cidadão em mãos você pode usufruir de diversos serviços. Uma boa dica é aprender como calcular FGTS para saber quanto você já tem acumulado.

Com o cartão em mãos você precisa ativar ele em uma agencia da caixa ou em uma lotérica, também é possível através do telefone para poder sacar o PIS. Somente depois da senha cadastrada você poderá utiliza-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *