Justiça eleitoral explica como justificar o voto pela internet

O advento da internet serve principalmente para diminuir as distâncias dos internautas e reduzir as burocracias, assim como justificar o voto pela internet já é possível, outras mudanças deixam os eleitores mais atentos as decisões eleitorais de nosso país.

Hoje iremos te ensinar como justificar o voto pela internet, caso você esteja fora de seu domicílio eleitoral no dia das eleições poderá usar esse benefício, entretanto, não votar não exime você da responsabilidade de acompanhar e entender as decisões políticas.

Justificar Voto

Justificar Voto

Ainda em implementação o sistema de justificativa online não está disponível em todo território nacional, por isso fique atento, conheça abaixo os requisitos para justificativa eleitoral online.

Como Justificar o Voto Pela Internet

Funcionando desde 2014, o Sistema Justificativa pode ser acessado por todos os cidadãos brasileiros que estiverem fora dos domicílios eleitorais que adotam o sistema.

Regras para a Justificar o voto pela internet

Depois disso a justificativa passa por um procedimento de análise, que leva em consideração a legibilidade do voto facultativo e em caso satisfatório é encaminhado para o juiz eleitoral. É importante guardar o número de seu protocolo até o fim do processo de justificativa do voto pela internet.

Quais os documentos para justificar o voto pela internet?

Se você é eleitor nas regiões citadas, deve saber o que é necessário para o procedimento.

Preencha no portal:

  • Nome;
  • Data de nascimento;
  • Título de eleitor;
  • E-mail.

Anexos

  • Requerimento de Justificativa;
  • Documentos de Justificativa – Formatos “jpg” ou “pdf”, tamanho máximo 2MB.

Agora que você já sabe como justificar o voto pela internet, veja onde fazer isto.

Sistema de Justificativa

Fique atento aos prazos para fazer a justificativa, você terá até 60 dias após o turno da eleições para justificar o voto, ou caso você esteja no exterior, após a sua chegada ao país serão 30 dias para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.

Quer justificar agora? Clique aqui e inicie o preenchimento dos dados.

Você também pode consultar o andamento de seu processo, basta ter em mãos o código de acompanhamento, preencher a sua data de nascimento e o código de segurança presente em forma de pergunta na página do acompanhamento, depois disso clique em “consultar” e verifique quantas vezes for necessário.

Não deixe para o último dia, pois se algo sair errado com o preenchimento você precisará comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral.

Se você não é eleitor nestas regiões, imprima o requerimento de justificativa e entregue no cartório eleitoral.

Vote, justifique e faça parte das decisões do seu município, de seu estado e do nosso país.
Dúvidas? Entre em contato com o TRE do seu município ou deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *